A CĂąmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 17 de setembro, a urgĂȘncia para um projeto de anistia a condenados por atos golpistas, com 311 votos a favor, 163 contrĂĄrios e 7 abstençÔes. A votação, articulada por lĂderes da oposição com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), reflete a polarização polĂtica no Brasil, inclusive na regiĂŁo do Vale do SĂŁo PatrĂcio.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi unùnime, com 85 votos favoråveis. Jå o PT, do presidente Lula, rejeitou a proposta, com seus 66 deputados votando contra. Outros partidos, como Republicanos (40 a favor, 1 contra) e PP (43 a favor, 6 contra), também se dividiram, enquanto PSB, PDT, PSOL, PCdoB, PV e Rede foram totalmente contrårios.
A aprovação da urgĂȘncia acelera a tramitação, permitindo que o projeto seja votado diretamente no plenĂĄrio, sem passar por comissĂ”es. O texto base, proposto pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), anistia participantes de manifestaçÔes polĂticas desde 30 de outubro de 2022, mas seu conteĂșdo final ainda nĂŁo estĂĄ definido, com discussĂ”es em andamento.
Partidos majoritariamente a favor: PL (85 votos), UniĂŁo Brasil (49), PP (43), PSD (28), Republicanos (40), Podemos (12), PSDB (10), Avante (6), Solidariedade (4), PRD (5), Novo (5) e Cidadania (3). Contra: PT (66), PSB (12), PDT (13), PSOL (14), PCdoB (9), PV (4) e Rede (1).
Embora o projeto inicial de Crivella nĂŁo esclareça se inclui Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado, hĂĄ indĂcios de que a versĂŁo final pode reduzir penas, o que mantĂ©m o debate acirrado entre apoiadores e opositores no Congresso.
Os moradores de GoianĂ©sia e regiĂŁo acompanham o desenrolar dessa decisĂŁo, que pode influenciar o cenĂĄrio polĂtico nacional e os rumos da justiça em casos de alta repercussĂŁo.
Elienai News â Compromisso com a verdade!
đŹ Deixe seu comentĂĄrio sobre esta matĂ©riaQuer receber as notĂcias mais recentes de GoianĂ©sia e regiĂŁo diretamente no seu celular? EntĂŁo junte-se aos grupos de WhatsApp da Central de NotĂcias Elienai News!

