
O ator e cineasta Robert Redford, galã eterno de Hollywood e fundador do Festival de Sundance, faleceu nesta terça-feira, 16 de setembro de 2025, aos 89 anos, em sua casa em Sundance, nas montanhas de Utah. Cercado pela família, ele partiu pacificamente no lugar que amava. A notícia, confirmada por sua publicista Cindi Berger, ao New York Times, abalou fãs ao redor do mundo, incluindo no Brasil, onde seus filmes como “Butch Cassidy e o Sundance Kid” e “Todos os Homens do Presidente” inspiraram gerações.
Redford, nascido em 1936 no Rio de Janeiro de pais romenos que fugiram do nazismo, construiu uma carreira lendária. Estrela de sucessos como “Golpe de Mestre” (1973), “Gente Como a Gente” (1980, que lhe rendeu o Oscar de melhor diretor) e “O Homem que Sabia Demais” (1975), ele misturava carisma e sofisticação em papéis que definiam o “New Hollywood”. Além de ator, foi ativista ambiental e patrono do cinema independente, transformando Sundance em vitrine global para novos talentos.
Sua morte, aos 89 anos, deixa um vazio no cinema. A família pede privacidade, e tributos de astros como Meryl Streep (“Um dos leões se foi”) e Jane Fonda (“Me atingiu forte”) ecoam sua influência. Para o Vale do São Patrício, onde clássicos como os dele ainda emocionam, Redford permanece eterno.
Elienai News – Compromisso com a verdade!
💬 Deixe seu comentário sobre esta matériaQuer receber as notícias mais recentes de Goianésia e região diretamente no seu celular? Então junte-se aos grupos de WhatsApp da Central de Notícias Elienai News!