
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na última segunda-feira (27/1), Diogo Aparecido Barbosa Santos, de 39 anos, na BR-060, no Recanto das Emas (DF). O homem estava acompanhado de uma mulher de 29 anos e uma criança de 7 anos quando foi interceptado. Dentro do veículo, os agentes encontraram 24 kg de cocaína, avaliada em R$ 1 milhão.
O Histórico de Diogo Barbosa
Esta não foi a primeira vez que Diogo Barbosa foi preso. Em 2016, ele foi abordado pela Polícia Militar em Samambaia (DF) e detido por portar uma pistola com munições, além de itens como:
- Algemas
- Faca
- Lanterna de choque
- Simulacro de pistola
Na época, ele alegou estar fazendo um “bico” como segurança para um suposto amigo agente penitenciário, mas a polícia descobriu que tanto a identidade funcional quanto os registros das armas eram falsos.
Na casa de Diogo, foram encontrados diversos materiais que simulavam atividades de segurança, como:
- Armas de fogo e munições
- Colete balístico e capa tática
- Distintivos falsos de agente penitenciário
- Spray de pimenta e armas de choque
- Identidades e registros de armas falsificados

Nova Prisão: Tráfico Interestadual
Oito anos após o caso de 2016, Diogo voltou a ser preso, desta vez por tráfico interestadual de drogas. Ele e sua companheira foram monitorados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que já suspeitava de suas atividades.
Na viagem a Goiânia, o casal buscou o carregamento de cocaína e, no trajeto de volta, foi abordado pela PRF. Diogo apresentou uma identidade funcional do Samu, tentando despistar os policiais.
A Abordagem e a Descoberta
Durante a abordagem, o aplicativo de navegação do carro indicava como destino um prédio em Samambaia (DF). No local, que era a residência de Diogo, os policiais encontraram munições de calibre restrito, reforçando as suspeitas de envolvimento em atividades criminosas.

O Que Disse a Companheira de Diogo
A mulher de 29 anos, que afirmou estar namorando Diogo há apenas dois meses, disse que a viagem a Goiânia havia sido motivada por um suposto curso do companheiro. Entretanto, ela teria sido usada para camuflar o transporte da droga.
Autuação e Audiência de Custódia
Diogo foi autuado em flagrante por tráfico interestadual de drogas e posse de munição de calibre restrito. Sua audiência de custódia está marcada para esta terça-feira (28/1).
A prisão reforça o trabalho das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na desarticulação de redes criminosas que utilizam rotas interestaduais para o transporte de entorpecentes.
